Apresentação

1. Montando os Jogos (CCA)
2. Filtros
3. Impressão dos Volantes
4. Conferência dos Resultados
5. Relatórios e Estatisticas


Para a compreensão plena da utilização do SoftGol Professional vamos montar dois tipos de apostas. O primeiro será uma aposta simples sem utilizar as chaves e o segundo utlizando as chaves.

Exemplo 1 - Utilizando o SoftGol somente com marcação simples de palpites.

Único Passo - Marcação dos palpites e geração dos volantes

Para cada jogo existem 25 possibilidades de resultados. Inicialmente todos os quadros estão brancos e você pode fazer a marcação preta em todos os resultados que acredita que possam ocorrer.

Nesse caso o SoftGol fará as combinações simples de todas as possibilidades escolhidas. Para gerar esses volantes clique no botão Executar . E escolha a opção Somente gerar as apostas.

Nesse ponto você poderá executar uma filtragem em seus cartões. Para fazer isso clique no botão Filtrar. Para saber maiores informações sobre os filtros visite a seção Filtros. A filtragem poderia ter sido executada simultaneamente a geração, normalmente fazendo os dois processos juntos você conseguirá economizar memória da máquina, tornando o proceso mais rápido. Mas nesse caso configure seus Filtros clicando no Menu em Filtros-> Configurar Filtros. A forma apresentada é a mais simples para utilização do SoftGol, veja o exemplo 2 para saber como obter beneficíos com o método das chaves condicionadas.

Exemplo 2 - Utilizando o SoftGol com o Método das Chaves Condicionadas

1º Passo - Marcação dos Palpites e Chaves.

O entendimento desse método não é nada simples, leia com atenção as informações desse exemplo. Para facilitar o entendimento crie seus próprios exemplos e sempre verifique o comprovante para bolão, pois nele você terá um pequeno resumo das chances de acerto de sua aposta.

Marque para cada jogo os seus palpites de resultado, como na figura da esquerda. Note que existem dois tipos de marcação, para um clique é preta e para dois cliques é cinza. Nesse momento vamos trabalhar somente com a preta. Para o nosso exemplo vamos trabalhar com 3 chaves, as quais vou chamar de A,B e C . A quantidade de chaves utilizada é um critério escolhido pelo apostador no momento que monta suas apostas. Na chave A, colocamos 2 jogos; na B, 1 jogo ; na C, 1 jogo. Restou um jogo, neste não vamos colocar nenhuma chave, será um pseudo jogo SECO.

Verifique na figura como ficaram nossas marcações de chaves.

Nesse momento você deve estar se perguntado: qual a diferença entre jogos secos e jogos com chaves ? A resposta é a seguinte: deixamos como jogos secos os resultados de que temos plena convicção do resultado , pois esses palpites estarão sujeitos a outras condições, que não sejam seu acerto.E nesse caso se um deles for diferente do previsto, iremos errá-lo em todos os cartões, acabando com nossas chances de acerto dos 5 pontos. Mas então, por que fazer jogos secos ? Os jogos secos tornam o valor da aposta mais barato e no caso de termos certeza de algum resultado, pode compensar utilizar um jogo seco para barateamento. E além disso o jogo seco não é tão seco assim, veja no exemplo, marcamos 2 possibilidades de resultado no jogo seco, isso significa que tanto pode ocorrer um quanto o outro e ainda teremos chance de acerto dos 5 pontos.

Mas simplesmente colocar as chaves e não determinar nenhuma condição de acerto não vai ser nossa melhor opção. Se nesse momento clicarmos no botão Executar, o Softgol irá gerar uma quantidade de cartões equivalente a estarmos jogando com 1 jogo seco de dois resultados e orestante pode ocorrer qualquer resultado. Pois da maneira que esta colocada a chave cobre os 25 resultados de cada jogo. Nesse caso teremos um valor de aposta muito alto. Para baixar esse valor vamos definir quantidades de acertos para cada chave.

2º Passo - Condições de acertos das chaves

Na primeira etapa desse processo definimos 3 chaves. Na chave A colocamos os jogos em que estamos mais confiantes em acertar os resultados, na B e C os jogos que temos algumas dúvidas. Nosso quadro de acertos por chave ficou igual ao da figura abaixo.

Para a chave A vamos nos comprometer a acertar no mínimo 1 resultados. Ou seja, temos 2 resultados nos quais marcamos nossas preferências. Desde que acertemos 1, não importando qual seja, o SoftGol vai se encarregar de garantir o outro . Em suma, continuam valendo as 25 possibilidades de cada um desde que em um deles ocorram uma de nossas marcações pretas (preferidos).

Para a chave B e C vamos deixar o mínimo de 0 acerto. Para essa também ficam valendo os 25 resultados. Nessa etapa condicionamos nossa aposta a algumas regras. Colocando essas condições o valor de nossa aposta baixou de R$ 390.625,00 para R$ 81.125,00. Nesse exemplo não utilizamos o condicionamento do máximo de acerto por chave, mas poderíamos ter colocado na chave A mínimo =1 e máximo=1 e nesse caso não poderíamos, em hipótese alguma, acertar os 2 palpites da chave, pois se acertássemos estaríamos fora das condições e não haveria a chance de fazer os 5 pontos em nenhum volante.

3º Passo - Acerto de Chaves Completas

As condições que colocamos até agora fazem parte do Método Tradicional de Chaves, mas o Softgol trabalha em um misto do Método Tradicional com o Método de Chaves Condicionadas e a esse inovador sistema chamamos de Método das Chaves Condicionadas Avançado.

Assim você terá combinações das chaves podendo condicionar as apostas a um máximo e mínimo de acerto de chaves completas.

Em nosso exemplo temos 3 chaves. Vamos condicionar nossas chances de sucesso ao acerto de no mínimo 1 chave completa, não importando qual seja, e no máximo 2 chaves completas.

Agora nossa aposta caiu dos R$ 81.125,00 para R$ 27.033,00. Mas o quê é o acerto de uma chave completa ? Acertar uma chave completa significa acertar os palpites da letra. No nosso caso teremos que acertar 1 letra no mínimo e no máximo 2 letras. Se não ficarmos dentro desses limites não faremos os 5 pontos.

4º Passo - Removendo resultados indesejados

Por enquanto temos todas as combinações possiveis dentro dos jogos chaveados, mas muitos resultados não nos interessam, pois são dificeis de ocorrerem. nesse caso vamos remover todas as possibilidades indesejadas clicando duas vezes sobre o resultado. veja a figura ao lado. Veja que no jogo 5 não descartamos nenhuma possibilidade, pois nesse caso que o jogo nao possui chave, as possibilidades que nao estão em preto são desconsideradas automaticamente.

Agora barateamos nossa aposta de R$ 27.033,00 para R$ 9.651,00, mas não podem ocorrer em nenhuma hipótese os resultados descartados.

Agora nossa aposta está completa. Clicando no botão Executar serão gerados todos os cartões necessários. É claro que a aposta do exemplo ainda está bastante alta. Para baixarmos a 10% do custo atul será necessário a utilização dos filtros estatísticos.

Agora leia o item Filtragem para baratear ainda mais suas apostas.


A filtragem de resultados improváveis é uma ferramenta muito importante para o barateamento de nossas apostas. Analisando o gráfico de estatísticas de resultados, podemos chegar a várias conclusões. Por exemplo, que os times da casa tem mais chances de vitória, ou qual o máximo de gols em todas as partidas.

Baseados em parametros desse tipo configuramos nossos filtros. Não é necessario a utilização de todos, aqueles que nao forem utilizados devem ficar sem o tick do lado esquerdo.

Com a execução dessa filtragem barateamos nossa aposta de R$ 9.651,00 para R$ 685,00. As possibilidades de filtragens e montagem de jogos são muitas no SoftGol e permitem que o apostador monte vonaltes para o valor da aposta desejado.



O Softgol possui 3 formas de impressão:

1. Impressão nos próprios volantes da CAIXA:

Para imprimir nos volantes é necessário uma impressora jato de tinta ou laser. Os volantes possuem uma largura de 83 mm. A maioria das impressoras atuais podem imprimir a marcação sem problemas, mas algumas imprimem somente em papéis com largura mínima de 100 mm. Para essas impressoras não é possível imprimir diretamente nos volantes, será necessário utlizar as formas 2 ou 3 de impressão. Para saber se sua impressora possui largura limitada de impressão verifique no manual fornecido pelo fabricante.

Antes de iniciar a impressão é preciso configurar as margens e os volantes que estão sendo utilizandos, clicando em Arquivo ... Configurar a Impressão dos Cartões .

Inicialmente você poderá imprimir um volante e verificar a posição em que foram impressas as marcações. Se as mesmas ficarem muito acima aumente a margem y ou, se ficaram muito à direita, diminua a margem x. Seguindo essa sequência de raciocínio você poderá fazer todo o ajuste da impressão.

Dica: Se sua impressora é HP e possui bandeja removível, é aconselhável retirá-la e levantar a aba (no lado direito da base da impressora) para impressão de envelopes. Dessa forma a impressão será mais rápida e precisa.

2. Impressão em Papel Sulfite

A impressão em papel sulfite pode ser feita em qualquer impressora sem nenhuma restrição. É necessário que utilize papel A4. Para configurar sua impressora, clic em Arquivo ... Configurar Impressora. Na lista de formatos de papel escolha A4.

Após selecionar o tipo de papel entre na opção Arquivo ... Configurar Impressão dos Cartões.

Altere o tipo de impressão para Folhas. Clique em OK e imprima uma página para teste. Se for ser possivel ler o número de todos os cartões impresso em sua base, a impressão estará configurada.

Repare que foram impressas duas linhas para recorte. Essas linhas não causam nenhuma interferencia nas leitoras dos volantes. Para imprimir as quatro linhas basta clicar em todas as opções de linhas de recorte da tela de configurações.

Observação: se o recorte não for bem feito e aparecerem as marcações dessas linhas a máquina de leitura poderá não aceitar o volante.

Também é possível mudar a cor das linhas de recorte. Caso a máquina de sua lotérica tenha problemas para ler os cartões você poderá utilizar uma cor mais suave na linha, eliminando esse problema.

3. Impressão em Papel Serrilhado

A impressão em papel serrilhado é feita com as mesmas configurações da impressão em sulfite. A diferença é que você poderá desmarcar a impressão de todas as linhas de recorte que não serão mais necessárias.

Existem vários formatos de papel serrilhado no mercado. Para que o SoftGol imprima perfeitamente configure a impressão na opção Arquivo ... Configurar Impressora, escolhendo o tamanho correto de seu formulário (Letter 11x8.5 , Letter 12x85, etc ). Caso não encontre o tamanho que deseja, faça a medição de uma página (4 volantes ) de seu formulário e escolha a opção papel personalizado. Nessa opção você poderá marcar o tamanho de sua página.



Antes de saber como fazer a conferência é necessário saber como salvar seus arquivos. O Softgol possui um sitema próprio para salvar arquivos e carregá-los posteriormente. Para salvar sua aposta clique em Arquivo ... Salvar, coloque o nome desejado e clique em OK.

Quando desejar abrir esse arquivo novamente, você poderá fazê-lo encontrando o arquivo em seu computador através do Windows Explorer, clicando duas vezes sobre o mesmo. Ou poderá abrir o Softgol, clicar em Arquivo ... Abrir, escolher o arquivo desejado dentre os nomes que aparecerão e clicar em OK.

Todos os arquivos salvos pelo Softgol possuem a extensão .spl e não podem ser abertos em outro programa.

Para entrar na tela de conferência clique no ícone . O programa abrirá a tela Conferência de Resultados. Uma das maneiras de conferência é marcar os resultados da rodada e clicar no botão Conferir. Você também pode resgatar o resultado de uma rodada anterior selecionando a caixa Concursos.

Outra maneira é através da opção Avançado. Dentro dela você faz uma análise da performance de sua aposta em todos os concursos cadastrados.





Dentro da opção Estatísticas você poderá gerar um gráfico de comportamento dos resultados, tanto da antiga Loteria Esportiva quanto da nova Loteca. Os gráficos são atualizados conforme você alimenta o banco de dados do SoftGol. É possível adicionar os resultados manualmente ou utilizar o sistema automático, que buscará os resultados na internet. Ainda é possível retirar uma relação com todos os concursos e prêmios pagos pela CAIXA.

Na opção Bolão é possível retirar uma relação dos volantes gerados e um comprovante baseado nas condições de acerto. Os comprovantes são excelentes para distribuir entre os integrantes de bolões a fim de que todos compreendam as condições de acerto.

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A Spolti Technologies está a sua disposição para esclarecer dúvidas e receber sugestões através do e-mail: softgol@spolti.com.br.

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